Blog
Mar 24
contact-ban-4956053_1920

6 Formas de Reduzir o Stress e Manter-se Saudável Agora

Como reduzir o stress e manter o corpo, a mente e as emoções saudáveis durante estes tempos desafiantes

Enquanto muitos de nós seguimos as importantes regras de lavar as mãos eficaz e regularmente, dormir adequadamente, manter o nosso corpo físico bem nutrido e hidratado durante estes tempos desafiantes, eu estendi o mesmo tipo de cuidado à minha mente e às minhas emoções.

Se está à procura de mais formas de manter o seu corpo, mente e emoções saudáveis, talvez queira explorar abaixo algumas das ferramentas que eu tenho estado a usar:

1. PAUSAS PARA OBSERVAR A MENTE & EMOÇÕES E FAZER RESET

Da mesma forma que mantenho as minhas mãos lavadas, faço pausas regulares durante o dia para observar os meus pensamentos e emoções para identificar quaisquer “vírus psicológicos” que possam estar a tirar-me poder.

Quando reconheço que estou a sentir stress, medo ou ansiedade, pratico técnicas simples de respiração focada no coração que me ajudam a reduzir ou neutralizar a reação de stress, sentindo-me mais calma, centrada e ao comando de mim mesma.

2. MEDITAÇÃO

Para além de aumentar a minha consciência para conseguir mudar os meus pensamentos e emoções em situações de stress em tempo real, também “arejo o meu espaço interior” praticando meditação duas vezes por dia, permitindo que o vento leve quaisquer pensamentos e projeções negativas que não me beneficiem. Em vez disso, coloco a intenção de sentir, no momento presente, as emoções e os sentimentos elevados que irei sentir no meu melhor futuro possível.

3. NOTÍCIAS

Para permitir que a minha mente e emoções também tenham uma pausa saudável durante o dia, leio deliberadamente as notícias online duas vezes por dia, selecionando cuidadosamente sites de notícias credíveis. Isto ajuda-me a evitar sobrecarregar-me com a energia do medo durante o dia, ficando ainda assim a par de todas as atualizações importantes, para poder tomar eficazmente as eventuais medidas necessárias e sentir-me mais confiante.

4. DESINTOXICAÇÃO DE FINAL DO DIA

Ao final do dia, respiro lenta e profundamente várias vezes, com a intenção de libertar qualquer energia emocional tóxica, como se estivesse debaixo de uma cascata de luz branca brilhante. A cada expiração, permito que a luz fluída leve a energia densa, tais como sentimentos de separação, tristeza, apatia, frustração ou preocupação.

5. DESENVOLVIMENTO DE RESILIÊNCIA E FLEXIBILIDADE

Com o objetivo de manter o meu corpo, mente e emoções resilientes e flexíveis para me adaptar melhor às circunstâncias atuais, faço exercícios e pratico Yoga em casa, o que me faz sentir simultaneamente mais energizada e relaxada.

6. ATIVIDADES QUE ENCHEM O CORAÇÃO

Com o objetivo de nutrir o meu eu interior, tal como faço refeições saudáveis e nutritivas, também alimento o meu corpo e alma através de atividades que me enchem o coração, tal como falar mais vezes com as pessoas importantes da minha vida, ver vídeos divertidos e filmes inspiradores, ouvir músicas alegres, cantar e dançar.

Ao realizar deliberadamente atividades que me fazem sentir bem, também me recomponho mais facilmente de eventuais reações de stress e volto a ganhar perspetiva, o que me ajuda a recuperar o meu poder para navegar com mais eficácia durante estes tempos desafiantes.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *