Blog
Out 30
college-study-580x387px

Estudo Considera Pequena Coerência Rápida Boa para Estudantes Universitários

Nota do editor – “Coerência é o estado no qual o coração, mente e emoções estão em alinhamento energético e cooperação. É um estado que cria resiliência – energia pessoal é acumulada, não desperdiçada – deixando mais energia para manifestar intenções e resultados harmoniosos.”

Dr. Rollin McCraty, HeartMath Institute

 

“Conhece alguém que está prestes a começar ou continuar a faculdade neste outono? Naturalmente, vai querer incentivá-lo(a) e dar conselhos úteis sobre como lidar e ter sucesso naquele que é considerado certamente um dos empreendimentos mais stressantes da sua vida. Pense em coerência. Melhor ainda, pense em coerência rápida:

Um estudo recentemente publicado de avaliação da eficácia da Técnica de Coerência Rápida® da HeartMath® (TCR) revelou melhorias significativas nos níveis de coerência cardíaca de um grupo de alunos, através da medição da variabilidade do ritmo cardíaco (VRC). Os participantes do estudo eram estudantes universitários na Universiti Putra Maylasia, em Pahang, Malásia.

“Com base nos resultados, o uso da tecnologia de biofeedback-VRC e a TCR ajudaram a aumentar os níveis dos resultados da VRC e coerência cardíaca dos participantes”, escreveram os autores do estudo numa edição recente do Pertanika Journal of Social Sciences & Humanities. 

 

Estudantes, Ferramentas e Batimentos Cardíacos

Vinte estudantes desta universidade técnica pública, de entre 18 e 22 anos, participaram no estudousando a ferramenta de autorregulação Coerência Rápida e a tecnologia emWave da HeartMath, enquanto os investigadores recolhiam os seus dados de VRC. (VRC mostra as alterações no intervalo de tempo entre batimentos cardíacos contíguos, ou dito de forma mais simples, as mudanças no ritmo cardíaco batimento a batimento.

Primeiro, os cientistas mediram os níveis de coerência base pré-TCR, uma de quatro etapas da experiência, para cada participante.

De seguida, depois de os alunos passarem pelas três fases da Técnica de Coerência Rápida: foco no coração, respiração pelo coração e sentimento do coração, os seus níveis de coerência foram novamente medidos.

“Os resultados mostraram os efeitos positivos da utilização da TCR no aumento da coerência cardíaca entre (os) estudantes universitários.”

† Leia o estudo completo publicado (em inglês) no website do HeartMath Institute.

 

A Realidade do Stress Universitário

O stress universitário não é novo. É provável que tenha sido predominante durante séculos ou mais, mas os estudos seguem a sua clara trajetória ascendente desde a década de 1950. É muito provável que alguma coisa – quer seja um estudante do primeiro ou quarto ano, esteja a estudar há dois anos, quatro ou mais, pense que esteja a aguentar-se ou saiba que não está – irá causar-lhe stress.

Quer esteja a sair de casa para uma residência universitária e ficar sozinho pela primeira vez, a mudar de escola, a lidar com questões financeiras ou a ter bloqueios mentais nos exames, a faculdade pode pô-lo à prova como nunca foi até então.

  • O stress da faculdade não é exclusivo dos estudantes de quatro anos. Num inquérito de 2016, a American College Health Association descobriu que 34,4% dos estudantes universitários referiram que o stress tinha afetado negativamente as suas atividades escolares ao longo de um período de 12 meses de estudo.
  • O stress universitário não é exclusivo dos estudantes dos Estados Unidos. Numa comunicação em 2017, a agência National Institutes of Health publicou as descobertas de uma pesquisa sobre o sono entre estudantes universitários do Luxemburgo e Alemanha. A pesquisa mostrou que 45% dos inquiridos indicaram elevados níveis de stress.

 

Fatores de Stress Comuns na Universidade

A Universidade de Minnesota, numa avaliação ao stress na faculdade, constata que certos “acontecimentos de vida,” os quais se encontram entre os fatores de stress mais comuns fora da vida na faculdade, são igualmente prováveis de encontrar também no terreno universitário. De seguida está a lista dos fatores mais comuns publicada por esta universidade:

  • Doença ou lesão grave
  • Doença, lesão grave ou morte de um familiar ou ente querido
  • Perda de emprego ou catástrofe financeira inesperada
  • Gravidez indesejada
  • Divórcio ou fim de uma relação de longo prazo (incluindo divórcio dos pais)
  • Prisão ou condenação por um crime
  • Notas baixas que colocam em risco a passagem de ano ou a permanência na faculdade

 

Boas Notícias para Estudantes Universitários

A comunidade de cuidados de saúde, especialmente o setor da saúde mental, desenvolveu soluções e disponibilizou inúmeros recursos para estudantes universitários que lidam com o stress, tanto antes de se tornar uma preocupação séria como após ter começado a ter um impacto considerável. Além disso, organizações sem fins lucrativos como a HeartMath, que estudou e desenvolveu ferramentas, tecnologia e programas por 27 anos para combater o stress, são recursos valiosos nos quais milhares de estudantes universitários têm confiado. Dos vários recursos, aquele que poderia ser o mais acessível, e certamente económico, é a Técnica de Coerência Rápida acima discutida.

“Com todas as exigências, pressão, ansiedade e tantos outros fatores de stress associados à vida universitária, saber que tem disponível instantaneamente uma ferramenta como a Técnica de Coerência Rápida pode ser um poderoso impulsionador de confiança”, referiu o Dr. Rollin McCraty, diretor de investigação do HeartMath Institute. “Praticar a Coerência Rápida durante 60 segundos pode ajudá-lo a voltar a centrar-se, ganhar clareza e energizar-se em termos mentais, emocionais e físicos.”

Outro recurso gratuito oferecido pela HeartMath é o livro College De-stress Handbook. Ele fornece uma explicação completa sobre o stress, a forma como o seu corpo o alerta em relação ao mesmo e como isso o afeta. Ele inclui muito mais, nomeadamente três técnicas de autorregulação e exercícios HeartMath, os quais os alunos e os seus pais irão considerar valiosos durante a experiência universitária.

 

Técnica de Coerência Rápida®

A seguir encontra-se uma versão adaptada desta técnica poderosa retirada do livro College De-Stress Handbook.

Passo 1. Respiração Focada no Coração

Imagine que a sua respiração flui entrando e saindo da área do seu coração ou centro do peito para o ajudar a acalmar e reduzir a intensidade de uma reação geradora de stress. Respire de forma lenta e profunda; inspire em 5 segundos e expire em 5 segundos.

Passo 2. Ative um Sentimento Positivo

Ative um sentimento positivo como apreço ou carinho por uma pessoa especial ou animal de estimação, ou recorde um momento ou lugar especial em que se sentiu bem. Procure voltar a experienciar esse sentimento agora.”

 

McCraty, Rollin, Study Finds a Little Quick Coherence Good for College Students. HeartMath® Institute, August 2018, www.heartmath.org

Tradução autorizada pela HeartMath®. HeartMath é uma marca registada da Quantum Intech, Inc. (dba HeartMath, Inc.). Para todas as marcas registadas HeartMath vá a www.heartmath.com/trademarks

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *